Menu

Como elaborar um plano de negócios e parar de perder vendas?

Como elaborar um plano de negócios e parar de perder vendas?

  • Nenhum comentário

Dar o pontapé inicial em um projeto muitas vezes traz dúvidas aos empresários, principalmente no que tange ao planejamento, já que esse processo envolve todo o negócio e é crucial para o sucesso das vendas e aceitação do público no mercado.

Aconteceu comigo e vai acontecer com você, isso é fato. Porém, é necessário entender que elaborar um plano de negócios eficiente pode ajudar muito no início do projeto, ou melhor dizendo, pode ser um fator determinante para os bons resultados.

Se você quer saber o que é, qual a importância e como elaborar um plano de negócios para não perder vendas, está no lugar certo. Produzi este conteúdo pensando em ajudar pessoas como você! Confira!

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios, basicamente, é um documento utilizado por empresas que possuem um objetivo claro e o modelo de negócio mais ou menos definido. Esse plano pode ser tanto utilizado por empresas novas, como por aquelas que ainda não possuem um “norte”.

Portanto, o plano de negócios é essencial para que os empresários tomem decisões corretas e específicas visando ao crescimento e ao posicionamento da empresa no nicho de mercado.

Também é papel do plano de negócios alinhar os processos na empresa, como, por exemplo, definir as estratégias mais eficientes, organizar os recursos e atribuir papéis a todos os integrantes da equipe, de forma organizada e eficiente.

Qual a importância de elaborar um plano de negócios eficiente?

Como está focado no início do projeto e é capaz de facilitar e fazer com que empresários parem de perder vendas, o plano de negócios se torna uma ferramenta gerencial importantíssima para uma empresa — posso até afirmar até que ele é indispensável.

“Já ouvi pessoas dizendo que o plano de negócios morreu, que não funciona mais. Isso é verdade?”.

Com certeza quem afirmou isso a você não tem conhecimento nenhum sobre negócios, sabe por quê? Como falei anteriormente, o plano de negócios é determinante para o sucesso da empresa, e vou mostrar por quê.

  • Elaborar um plano de negócios eficiente permite que o empreendedor aprimore sua ideia e deixe-a mais clara.
  • Com ele, você irá conhecer todos os pontos fortes e fracos do futuro do seu negócio.
  • O plano de negócios permite analisar os recursos que serão necessários para a implantação das ideias.
  • Esse documento orienta na tomada de decisões estratégicas.
  • O plano de negócios permite uma avaliação prévia do negócio.
  • Com um plano eficiente, você terá um verdadeiro guia para suas ações.

Resumindo, um plano de negócios continua sim sendo importantíssimo e crucial para todos os empresários que buscam alcançar melhores resultados com as suas ideias e projetos.

Como elaborar um plano de negócios eficiente?

Agora que você já sabe o que é um plano de negócios e qual sua importância, nada mais justo que eu apresentar dicas para que você consiga elaborar um plano de negócios eficiente e que o ajude a parar de perder vendas, não é ?

Isso mesmo. E, por conta disso, separei 5 dicas essenciais para que o seu plano de negócios traga todos os resultados que apresentei nos tópicos anteriores.

1) Mapeie a concorrência

Tomar conhecimento da concorrência é um passo essencial para elaborar um plano de negócios, afinal é através dele que você entenderá qual será o posicionamento do seu negócio no mercado e identificará as fraquezas da concorrência.

Portanto, esse mapeamento ajudará que você consiga destacar a sua empresa no mercado e, consequentemente, obtenha resultados eficientes e compensadores.

2) Conheça o seu negócio

O plano de negócios diz respeito à ideia da sua empresa, portanto, é necessário que você pesquise bastante e conheça tudo sobre o seu negócio.

Seguindo essa dica, você terá mais tranquilidade para conhecer como funcionam os processos, quais as principais características e também quais são os objetivos a serem alcançados com o negócio.

Outros conhecimentos interessantes para você ter é sobre missão e valores da sua empresa. Lembre-se que um negócio sem valor definido pode passar a ideia de que não se importa com seus clientes, não se preocupa com o posicionamento e não almeja crescer no mercado.

3) Fique atento às finanças

De que adianta ter uma ótima ideia, conhecer a concorrência e todo o negócio se as finanças não estão sendo gerenciadas da melhor forma possível? Realmente todo o seu esforço nas dicas anteriores vai por água abaixo quando a vida financeira não compactua com a ideia.

Então, se você quer desde já que a sua empresa não tenha prejuízos e problemas no futuro, ao elaborar um plano de negócios, fique atento às finanças e se os resultados poderão pagar todo o investimento realizado.

Fazer o plano financeiro, além de possibilitar que a sua empresa não tenha sérios prejuízos, ainda ajuda a identificar o prazo para o retorno do investimento. Isso significa que você poderá analisar o tempo que será necessário para recuperar o recurso investido.

4) Seja conservador

Não quero dizer com essa dica que você precisará parar de inovar, muito pelo contrário, pois a inovação é sempre bem-vinda para qualquer perfil de empreendedor. Porém, na hora de elaborar um plano de negócios, é necessário ter um perfil conservador para não ter problemas futuros.

Sonhar é bom, almejar resultados incríveis também, mas agora é o momento de colocar os pés no chão e trabalhar com as possíveis possibilidades. Quando você lida com dinheiro, qualquer erro pode ser crucial, e o ideal neste momento é não errar.

Então, não ignore essa dica. Sonhe somente com o que realmente é possível e não pense que terá os mesmos resultados que grandes empresas que fazem um investimento muito maior que a sua e são líderes de mercado.

5) Trabalhe a sua rede de contatos

O networking profissional é essencial em qualquer setor, e isso não seria diferente no mundo dos negócios. Portanto, é essencial que você trabalhe a rede de contatos em paralelo com o projeto do plano de negócios.

Ampliar a rede de contatos possibilita que você tenha mais influência e se conecte com novos fornecedores e clientes. Além disso, esse é um trabalho que não custará para você, pois é gratuito através das redes sociais, como o LinkedIn, Facebook e Instagram, por exemplo.

E, então, já está convencido de que um bom plano de negócios era o que faltava para tornar a sua empresa mais lucrativa? Nossas dicas ajudaram você a começar o seu planejamento de modo efetivo?

Se você gostou do conteúdo, deixe seu comentário abaixo. Com certeza esse feedback será muito importante para eu seguir trazendo artigos interessantes para o blog!

Mário Mateus

Mário Mateus é Diretor da Matur Organização Contábil, Vice-Presidente do CRCMG, especialista em Estratégia e Inovação de Negócios pela Wharton University of Pennsylvania, e autor do livro “Os Sentidos do Empreendedorismo”.