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Marketing digital: qual a importância para o empreendedor? - Matur - Escritório de Contabilidade

Marketing digital: qual a importância para o empreendedor?

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O marketing digital chegou para democratizar as estratégias de atração e divulgação das empresas. Não à toa, pequenos e médios negócios estão fazendo uso das vantagens oferecidas por esse conceito, cada vez mais em expansão.

Você deve estar se perguntando, então, o que o marketing digital pode fazer para o crescimento de sua empresa, certo? É o que apresentarei ao longo deste artigo, de maneira que você compreenda o que é e o que essa revolução no marketing pode fazer por você!

O marketing digital em números

Pesquisa da empresa Bain & Company apontou que o mercado brasileiro segue em passos lentos rumo à digitalização das suas técnicas de divulgação. Até 2020, existe a expectativa de que as empresas invistam R$ 16 bilhões.

Quando comparamos com outros países, como os EUA e o Reino Unido, percebemos a estarrecedora diferença: os custos com mídias digitais, do primeiro , correspondem a 33% do total; enquanto o segundo, 51%.

Isso significa que o mercado brasileiro está investindo em marketing digital, mas há pouca informação a respeito do que tais técnicas podem fazer pelos seus negócios. E muitas oportunidades, por sua vez: mais da metade da população do país já está na internet, o que significa existir um vasto espaço para usar o marketing digital em benefício de sua empresa.

Como o marketing digital pode ajudar o seu negócio?

Devo dizer, antes de apontar os motivos pelos quais você deveria apostar em marketing digital: um dos grandes adventos dessa estratégia virtual está no alto retorno que oferece por meio de um investimento otimizado e acessível.

Isso se deve ao fato de que, diferentemente das técnicas convencionais de marketing, a versão digital consegue ser mensurada em tempo real, permitindo eventuais ajustes para que a performance de suas campanhas atinjam os resultados esperados.

Além disso, o marketing digital aproxima as marcas do seu público-alvo, permitindo que elas conheçam melhor as necessidades, desafios e objetivos dos clientes, facilitando a elaboração de estratégias. Assim, posso apontar que o uso dessas estratégias é benéfico porque:

Cria um relacionamento com o seu público-alvo

A sacada do marketing digital está na possibilidade de identificar quem é o seu consumidor, o que ele busca, em suas pesquisas on-line e em traçar campanhas personalizadas para suprir a demanda desse público.

Consequentemente, quanto mais você publicar soluções para os problemas dos seus anônimos clientes em potencial, mais eles vão acessar o seu blog, site e as redes sociais — passando a enxergar o seu negócio como uma autoridade no assunto em questão.

Isso gera também o início de um relacionamento, no qual você vai nutrir com conteúdos relevantes, posteriormente, até que o usuário forneça as suas informações pessoais e, assim, você consiga abordá-lo e oferecer uma de suas soluções.

Gera mais resultados sem aumentar os custos

Outro ponto de atenção está no investimento do marketing digital, considerando que o público é praticamente uma extensão de suas ferramentas publicitárias.

Duvida? Perceba o quanto a sua marca pode se beneficiar de uma postagem que viralizou, por exemplo: as pessoas interagem, compartilham e abrem a discussão sobre um tema, fazendo com que mais pessoas notem o seu conteúdo e, consequentemente, a sua empresa.

Agrega mais valor ao seu negócio

Presença digital, hoje em dia, significa colocar a sua empresa no “mapa” mercadológico. Sem isso, menos pessoas vão se dar conta de tudo o que o seu negócio pode fazer pelos clientes. É só analisar que 90% dos consumidores pesquisam primeiro na internet, antes de comprar algo.

Ao construir uma estratégia digital, você está se posicionando e gerando mais valor à sua marca. Para isso, é necessário compreender o comportamento dos seus clientes para, então, gerar conteúdos que agreguem algo à vida deles e, também, mais valor à sua empresa.

Quais são as vantagens de usar o marketing digital?

Eu sei que as razões e as vantagens de usar o marketing digital convergem, praticamente. Mas vale a pena diferenciar os conceitos, de maneira que você consiga analisá-lo como um todo. Veja, agora, as vantagens de investir no marketing digital:

  • Segmentação de público: as estratégias se tornam mais personalizadas e assertivas, uma vez que você descobre quem é o seu consumidor e do que eles mais necessitam;
  • Credibilidade: um bom relacionamento se pauta pela confiança e, ao usar o marketing digital, você promove uma credibilidade que serve como argumento de venda de suas soluções;
  • Vantagens competitivas: mais empresas estão aderindo ao marketing digital e, ao se antecipar, você gera uma vantagem diante de sua concorrência;
  • Fidelização: com base no que eu disse, acima, sobre relacionamentos, o marketing digital ajuda a cria ruma experiência de compra mais significativa, ajudando a fidelizar a sua marca no inconsciente de cada um dos seus clientes — novos e antigos.

Que tal vermos, na prática, como isso tudo funciona?

Quais são as estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas?

Com base no que eu mostrei, até aqui, é importante observar que o diferencial do marketing digital está em sua otimização de campanhas para que impactem, diretamente, o seu consumidor. E isso se dá por meio das seguintes estratégias:

Funil de vendas

Este é o diferencial do marketing digital: a possibilidade de saber quem está comprando de você. Além disso, é a oportunidade para traçar uma estratégia para cada momento em que esse usuário se encontra.

Isso porque percebeu-se que um usuário que pesquisa por algo nem sempre está disposto a adquirir a solução naquele momento. Daí a importância do marketing digital em gerar campanhas que ajudem a nutrir esse relacionamento, como eu mencionei anteriormente.

Marketing de conteúdo

Trata-se da produção de um conteúdo relevante e que solucione as principais dúvidas do público-alvo. E isso ocorre por meio de publicações em blogs, no seu site e também nas redes sociais — especialmente, aquelas onde o seu consumidor mais está concentrado.

E-mail marketing

Muitos acharam que, com as redes sociais, o e-mail estaria com os dias contados. O que ocorreu foi justamente o oposto: ele adquiriu mais força, especialmente, para o envio e divulgação de soluções personalizadas para a sua base de clientes.

Redes sociais

Indispensável dizer que as redes sociais ocupam boa parte do planejamento de marketing digital. Principalmente, como já disse, porque elas compõem boa parte dos dias do seu público-alvo e são eficientes em propagar o alcance de sua marca— já que os usuários podem interagir com as postagens e, assim, ajuda RNA divulgação do seu negócio.

Links patrocinados

Publicidade personalizada: assim podemos resumir os links patrocinados, que facilitam a divulgação de ofertas e soluções especialmente para quem necessita delas. Imagine o quanto isso é mais eficaz do que divulgar para milhões, em comerciais televisivos, por exemplo, mas que impacte poucas pessoas?

E então, deu para entender como o marketing digital pode ajudar na inovação do seu negócio? Agora, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim, mais pessoas saberão que você está dando um rumo digital para o seu negócio!

Mário Mateus

Mário Mateus é Diretor da Matur Organização Contábil, Vice-Presidente do CRCMG, especialista em Estratégia e Inovação de Negócios pela Wharton University of Pennsylvania, e autor do livro “Os Sentidos do Empreendedorismo”.